Olá, como estão?
Animados? Eu também!😊

Que tal conversarmos um pouco mais sobre a importância da prática de tutoria e o uso de ferramentas disponíveis em ambientes virtuais de aprendizagem e na WEB? Vamos nessa?

Imagem retirada do site https://www.ufrgs.br/escoladeadministracao/vamos-nessa-2/

Como sabemos, refletir é ação constante na Educação a Distância (EAD). Os professores tutores devem estar sempre atentos para não ficarem estagnados no caminho do conhecimento, não serem atraídos pela comodidade que é oferecida pelo lugar comum. Tal característica tende a influenciar diretamente no bom resultado do processo de ensino e aprendizagem na EAD. Em outras palavras, refletir é ampliar a procura por um melhor desenvolvimento.

Imagem retirada do site http://www.ead.pt/blog/?cat=7

Dentre as reflexões que fazem parte do cotidiano na Educação a Distância, destacamos aqui a interação que o professor tutor deve manter não apenas com outros tutores, coordenadores e demais participantes na EAD, mas também e, principalmente, com os alunos através do computador, da internet e de suas novas possibilidades de interação. Espaços como como chat, blog, wiki, e-mail, Twitter, YouTube e outras tantas redes sociais como Facebook, Linkedln, Instagram, etc. têm se tornado cada vez mais presentes na realidade dos alunos, seja no computador, no tablet e até no celular.

Imagem retirada do site http://agenciapomar.com.br/redes-sociais-para-empresas/


Apesar da importância da interação - como já vimos, a sensação de isolamento, por muitas vezes, acaba desestimulando o aluno - ainda é possível ver uma certa resistência no uso de tais ferramentas. É o que diz Eder Wagner Cândido Maia Lorenzo, Especialista em Novas Tecnologias e autor do livro A Utilização das Redes Sociais na Educação: "Muitas instituições de ensino que atuam com EAD ainda ignoram as redes sociais, elas estão mais abertas para recorrer às redes sociais – Orkut, Facebook, Twitter – principalmente para intensificar processos de marketing. Falta, no entanto, explorar o potencial dessas ferramentas no processo educacional" (LORENZO, 2013). 

Apesar do panorama apresentado, há quem acredite na eficiência das redes sociais como complementação do processo de ensino e aprendizagem na EAD. É o caso do professor Michel Goulart. No texto "Como o professor pode usar o blog como ferramenta de ensino", é mostrado como Michel faz do blog "uma extensão do ambiente do aprendizado escolar" (GOULART, 2011), levando e compartilhando pontos relevantes discutidos em sala para o blog.

Imagem retirada do site http://divulgardinheiro.com/negocios-online/escolher-o-nicho-do-seu-blog/

Desta forma, percebemos o blog como importante espaço complementar não apenas para a prática da tutoria em EAD, mas também no processo de coautoria, na troca de ideias, de visões entre os próprios alunos, contribuindo, assim para a interatividade e para o diálogo.

E você? Está familiarizado com esta ferramenta? Quais blogs você conhece? Sobre o que falam? Você tem um blog? Teria um? Qual ou quais assuntos você abordaria?

Imagem retirada do site http://www.sebascelis.com/7-pasos-simples-para-pensar-mejor/


Outro espaço bastante conhecido pelos alunos é o Facebook. Esta rede social cada vez mais agrega inúmeras ferramentas, artifícios que atraem a atenção. São vídeos, fotos, páginas, botões, informações, eventos, grupos, etc. Há quem veja o Facebook apenas como uma poderosa distração que leva os alunos a passar horas e horas na frente do computador diante daquela engrenagem cibernética/social - tempo que poderia ser aproveitado de maneira mais produtiva.

Vai dizer que você nunca disse que ia "ficar uns cinco minutinhos no Face" e, quando percebeu, os cinco minutos tinham virado meia-hora? 😜

Imagem retirada do site http://radioboanova.com.br/jornal-nova-era/pesquisa-excesso-de-facebook-no-natal-deixa-pessoas-deprimidas/

Uma possibilidade bastante útil no Facebook e que pode ser usado como complemento ao processo de ensino e aprendizagem na EAD é a enquete. O tutor pode levar questões para a rede, oferecendo base (textos, vídeos, reportagens, etc.) para que seus alunos votem. Uma vez encerrada a enquete, o tutor aborda a questão entre os alunos, fazendo do debate e da troca caminhos para uma melhor compreensão do assunto, da vida e das relações sociais.

Imagem retirada do site http://menos1naestante.com/2011/06/qual-a-melhor-hora-para-ler/

Um pouco sobre esta atividade (enquete) pode ser visto no vídeo abaixo "Como utilizar o Facebook na Educação", de Nilson Mancuello.



Você já participou de alguma enquete? Qual era a questão abordada? Você já fez alguma enquete? Faria alguma? Ou você prefere passar o dia inteiro no bate-papo do Facebook? 😜

Imagem retirada do site http://www.equilibrioemocionalemfoco.com.br/emocoes-como-superar-a-vergonha/

Tudo bem, sem problema. O importante é que vimos, ainda que de maneira breve, como novas tecnologias, novas ferramentas de comunicação nos levam a novos processos de ensino e aprendizagem com dinamismo, diálogo, construção e desconstrução, principalmente a partir do ato que mencionamos lá no começo, o ato de refletir.

Gostaram da nossa conversa? 😊
Entrem em contato! Comentem! Deixem seu feedback!
É assim que melhoramos: juntos!

Grande abraço e até a próxima!

Imagem retirada do site https://observatoriotranspufpe.files.wordpress.com/2015/10/valeu-galera.png



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LORENZO, Eder Maia. O papel das Redes Sociais na Educação a Distância. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/o-papel-das-redes-sociais-na-educacao-a-distancia/47629. Acesso em 20 jun. 2017

GOULART, Michel. Como o Professor pode usar o Blog como Ferramenta de Ensino. Disponível em: http://ead.faccat.br/portal/blog/como-o-professor-pode-usar-o-blog-como-ferramenta-de-ensino/. Acesso em 20 jun. 2017

MANCUELLO, Nilson. Como utilizar o Facebook na Educação. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ArQxeneAcwE. Acesso em 20 jun. 2017.





Comentários

  1. Diógenes, parabéns pelo blog! Interessante que você continuasse atualizando e fornecendo informações aos seus seguidores. A linguagem imagética fez a diferença e o tornou atrativo. O formato ficou altamente convidativo e amigável. Senti falta de personalizar a autoria do mesmo. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário